Introdução ao Jazz



Nascido na América, o jazz pode ser visto como um reflexo da diversidade cultural e do individualismo deste país. Na sua essência, há uma abertura a todas as influências e expressões pessoais através da improvisação. Ao longo de sua história, o jazz percorreu os mundos da música popular e da arte, e expandiu-se a um ponto em que seus estilos são tão variados que um artista pode parecer completamente não relacionado a outro. Apresentado pela primeira vez em bares, o jazz agora pode ser ouvido em clubes, salas de concerto, universidades e grandes festivais em todo o mundo.

O nascimento do jazz
Nova Orleans, Louisiana, na virada do século 20, foi um caldeirão de culturas. Uma grande cidade portuária, pessoas de todo o mundo se reúnem lá e, como resultado, músicos são expostos a uma variedade de músicas. Música clássica européia, blues americano e músicas e ritmos sul-americanos se uniram para formar o que ficou conhecido como jazz. A origem da palavra jazz é amplamente contestada, embora se pense que originalmente tenha sido um termo sexual.

Louis Armstrong
Uma coisa que distingue a música jazz é seu foco na improvisação. Louis Armstrong, um trompetista de Nova Orleans e depois de Chicago, é considerado o pai da improvisação do jazz moderno. Seus solos de trompete eram melódicos, divertidos e cheios de energia que só poderia resultar da composição no local. Líder de vários grupos nas décadas de 1920 e 1930, Armstrong inspirou inúmeros outros a criar a música, desenvolvendo um estilo pessoal de improvisação.


Expansão do Jazz

Graças aos primeiros registros, a música de Armstrong e outros em Nova Orleans pode alcançar um amplo público de rádio. A popularidade da música começou a aumentar, assim como sua sofisticação, e os principais centros culturais do país começaram a apresentar bandas de jazz. Chicago, Kansas City e Nova York tiveram as cenas musicais mais prósperas da década de 1940, onde os salões de dança estavam cheios de fãs que vinham ver grandes conjuntos de jazz. Esse período é conhecido como a era do swing, referindo-se aos ritmos de dança "swing" empregados pelas Big Bands.

Benny Goodman popularizou a música para o público branco. Outros líderes influentes da banda foram Cab Calloway e Count Basie.


Billie Holiday
Uma das maiores vocalistas de jazz das décadas de 1930 a 1950, Billie "Lady Day" Holiday podia arrancar uma emoção enorme de qualquer palavra em uma música de jazz. Ela fez suas primeiras gravações com Benny Goodman, mas encontrou maior fama com a orquestra do conde Basie.












Duke Ellington
O influente líder de banda, compositor dos padrões americanos e pianista Duke Ellington foi pioneiro na era da Big Band, e sua banda durou mais de 50 anos, com sede em Nova York, apesar de terem feito turnês pelo mundo. Ele é amplamente conhecido como o maior compositor da América. Sua carreira começou na década de 1920 e se estendeu até a década de 1970.










Bebop
As bandas grandes deram aos músicos a oportunidade de experimentar diferentes abordagens à improvisação. Enquanto membros de uma Big Band, o saxofonista Charlie Parker e o trompetista Dizzy Gillespie começaram a desenvolver um estilo altamente virtuosista e harmonicamente avançado, conhecido como "bebop", uma referência onomatopeica aos socos rítmicos ouvidos na música. Parker e Gillespie tocavam suas músicas em pequenos grupos por todo o país, e músicos se reuniam para ouvir a nova direção que o jazz estava tomando. A abordagem intelectual e a facilidade técnica desses pioneiros do bebop estabelecem o padrão para os músicos de jazz atuais. Outros influenciadores do bebop incluem Thelonious Monk e Max Roach.



Ella Fitzgerald
Uma das cantoras mais populares do jazz por 50 anos foi Ella Fitzgerald, que vendeu 40 milhões de discos em sua vida e percorreu o país amplamente, liderando sua própria banda. Ela começou sua carreira durante a era da Big Band, mas se adaptou ao bebop e outros estilos, tornando-se pioneira no scat.












Milles Davis
Em 1944, Miles Davis se juntou à banda de Charlie Parker (seu ídolo), mas não demorou muito para que suas experiências e improvisações o levassem a liderar seus próprios projetos. (Veja "Kind of Blue", o álbum de jazz mais vendido de todos os tempos.) Seu quinteto dos anos 1960, que incluía John Coltrane, é elogiado como um dos mais influentes do jazz - e isso foi antes mesmo de ele gravar "Bitches Brew. " Ele é o artista de jazz mais influente da segunda metade do século 20, devido à sua constante reinvenção de si mesmo e da música jazz.










O Jazz Hoje
O jazz é uma forma de arte altamente desenvolvida que continua a evoluir e se expandir em várias direções. A música de cada década soa fresca e distinta da música que a precedeu. Desde os dias do bebop, a cena do jazz inclui música de vanguarda (Sun Ra, Charles Mingus, Eric Dolphy, Ornette Coleman), jazz latino (Tito Puente, Stan Getz, Cal Tjader, Mongo Santamaria, Poncho Sanchez) jazz / rock fusão (Herbie Hancock, Chick Corea, Freddie Hubbard) e inúmeros outros estilos. O jazz hoje é tão diverso e amplo que há algo interessante para encontrar no estilo de todos os artistas.



Fonte: https://www.liveabout.com/an-introduction-to-jazz-music-2039582

Comentários